sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Euclídes da Cunha


Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, nascido em Cantagalo - RJ aos 20 de janeiro de 1866 e falecido aos 15 de agosto de 1909) na cidade do Rio de Janeiro - RJ, foi um escritor e jornalista brasileiro. Nascido em Cantagalo, estudou na Escola Politécnica e na Escola Militar da Praia Vermelha, tornando-se brevemente um militar. Ingressou no jornal A Província de S. Paulo — hoje O Estado de S. Paulo — enquanto recebia título de bacharel e primeiro-tenente. Em 1897, tornou-se jornalista correspondente de guerra e cobriu alguns dos principais acontecimentos da Guerra de Canudos, conflito dos sertanejos da Bahia liderados pelo religioso Antônio Conselheiro contra o Exercito Brasileiro. Os escritos de sua experiência em Canudos renderam-lhe a publicação de Os Sertões, considerado uma obra notável do movimento pré-modernista que, além de narrar a guerra, relata a vida e sociedade de um povo negligenciado e esquecido pela metrópole. Reconhecido por seu trabalho, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903. Viajou para a região norte do Brasil em uma campanha de demarcação de suas fronteiras, a qual chefiou. Lá, escreveu obras de denúncia e, ao voltar para o Rio de Janeiro, trabalhou no gabinete do Barão de Rio Branco. Seu casamento com Ana Emília Ribeiro foi marcado pela infidelidade de sua esposa, que teve dois filhos fora do casamento, frutos de seu caso extraconjugal com o militar Dilermando de Assis. Ao saber do caso, Euclides tentou assassinar o amante de sua esposa, contudo foi morto por este, no que ficou conhecido como "Tragédia da Piedade". Sua obra continua relevante no âmbito nacional e é estudada no mundo acadêmico. Cidades fortemente ligadas a sua vida comemoram a Semana Euclidiana, em razão de Os Sertões. A obra é reconhecida por seu regionalismo e neologismo, típicos do período pré-modernista e influentes nas origens do modernismo. No centenário de sua morte foi realizado em sua cidade natal uma série de exposições do Projeto 100 Anos Sem Euclides. Durante a fase inicial da Guerra de Canudos, em 1897, Euclides escreveu dois artigos intitulados A nossa Vendeia que lhe valeram um convite d'O Estado de S. Paulo para presenciar o final do conflito como correspondente de guerra. Isso porque ele considerava, como muitos republicanos à época, que o movimento de Antônio Conselheiro tinha a pretensão de restaurar a monarquia e era apoiado por monarquistas residentes no país e no exterior. Em Canudos, Euclides adota um garoto chamado Ludgero, a quem se refere em sua Caderneta de Campo. Fraco e doente, o menino é levado para São Paulo, onde Euclides entrega-o a seu amigo, o educador Gabriel Prestes. O menino é rebatizado de Ludgero Prestes. Euclides deixou Canudos quatro dias antes do fim da guerra, não chegando a presenciar o desenlace. Mas conseguiu reunir material para, durante cinco anos, elaborar Os Sertões: campanha de Canudos (1902). Os Sertões foi escrito "nos raros intervalos de folga de uma carreira fatigante", visto que Euclides se encontrava em São José do Rio Pardo liderando a construção de uma ponte metálica. Neste período estabelece intensa amizade com Francisco Escobar, que posteriormente receberia os primeiros exemplares de "Os Sertões" e realizaria algumas revisões de acentuação e concordância, alterações adotadas por Euclides da Cunha e feitas em nanquim e canivete em aproximadamente mil exemplares. O livro trata da campanha de Canudos (1897), no nordeste da Bahia. Nesta obra, ele rompe por completo com suas ideias anteriores e pré-concebidas, segundo as quais o movimento de Canudos seria uma tentativa de restauração da Monarquia, comandada à distância pelos monarquistas. Percebe que se trata de uma sociedade completamente diferente da litorânea. De certa forma, ele descobre o verdadeiro interior do Brasil, que mostrou ser muito diferente da representação usual que dele se tinha. Euclides se tornou internacionalmente famoso com a publicação desta obra-prima que lhe valeu vagas para a Academia Brasileira de Letras (ABL) e para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Divide-se em três partes: A terra, O homem e A luta. Nelas Euclides analisa, respectivamente, as características geológicas, botânicas, zoológicas e hidrográficas da região, a vida, os costumes e a religiosidade sertaneja e, enfim, narra os fatos ocorridos nas quatro expedições enviadas ao arraial liderado por Antônio Conselheiro. Em agosto de 1904, Euclides foi nomeado chefe da comissão mista brasileiro-peruana de reconhecimento do Alto Purus, com o objetivo de cooperar para a demarcação de limites entre o Brasil e o Peru. Esta experiência resultou em sua obra póstuma À Margem da História, onde denunciou a exploração dos seringueiros na floresta. Euclides partiu de Manaus para as nascentes do Purus, chegando adoentado em agosto de 1905. Prosseguindo os estudos de limites, escreveu o ensaio Peru versus Bolívia, publicado em 1907. Escreveu, também durante esta viagem, o texto Judas-Ahsverus, considerado um dos textos mais filosófica e poeticamente aprofundados de sua autoria. Após retornar da Amazônia, Euclides proferiu a conferência Castro Alves e seu tempo, prefaciou os livros Inferno verde de Alberto Rangel e Poemas e canções de Vicente de Carvalho. 

Lista de obras:

1884 
- CUNHA, Euclides da. Em viagem: folhetim. O Democrata, Rio de Janeiro, 4 abr. 1884. 

1887 
- A flor do cárcere. Revista da Família Acadêmica, Rio de Janeiro, 1 (1): 10, nov. 1887. 

1888 
- A Pátria e a Dinastia. A Província de São Paulo, 22 dez. 1888. 
- Críticos. Revista da Família Acadêmica, Rio de Janeiro, 1(7): 209-213, maio 1888. 
- Estâncias. Revista da Família Acadêmica, Rio de Janeiro, 1 (10): 366, out. 1888. 
- Fazendo versos. Revista da Família Acadêmica, Rio de Janeiro, 1(3): 87-88, jan. 1888. 
- Heróis de ontem. Revista da Família Acadêmica, Rio de Janeiro, 1(8): 227-8, jun. 1888. 
- Stella. Revista da Família Acadêmica, Rio de Janeiro, 1(9): 265, jul. 1888. 

1889 
- Atos e palavras. A Província de São Paulo, 10-12, 15, 16, 18, 23, 24 jan. 1889. 
- Da corte. A Província de São Paulo, maio 1889. 
- Homens de hoje. A Província de São Paulo, 22 e 28 jun. 1889. 

1890 
- Divagando. Democracia, Rio de Janeiro, 26 abr. 1890. 
- Divagando. Democracia, 24 maio 1890. 
- Divagando. Democracia, 2 jun. 1890. 
- O ex-imperador. Democracia, 3 mar. 1890. 
- Sejamos francos. Democracia, Rio de Janeiro, 18 mar. 1890. 

1892 
- Da penumbra. O Estado de S. Paulo, 15, 17 e 19 mar. 1892. 
- Dia a dia. O Estado de S. Paulo, 29 e 31 mar. 1892. 
- Dia a dia. O Estado de S. Paulo, 1-3, 5-8, 10, 13, 17, 20, 24 e 27 abr. 1892. 
- Dia a dia. O Estado de S. Paulo, 1, 8, 11, 15, 18 e 22 maio 1892. 
- Dia a dia. O Estado de S. Paulo, 5, 12, 22 e 29 jun. 1892. 
- Dia a dia. O Estado de S. Paulo, 3 e 6 jul. 1892. 
- Instituto Politécnico. O Estado de S. Paulo, 24 maio 1892. 
- Instituto Politécnico. O Estado de S. Paulo, 1o. jun. 1892. 

1894 
- A dinamite. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 20 fev. 1894. 

1897 
- A nossa Vendeia. O Estado de S. Paulo, 14 mar. 1897 e 17 jul. 1897. 
- Anchieta. O Estado de S. Paulo, 9 jun. 1897. 
- Canudos: diário de uma expedição. O Estado de S. Paulo, 18 e 22-29 ago. 1897. 
- Canudos: diário de uma expedição. O Estado de S. Paulo, 1, 3, 9, 12, 14, 21, 26 e 27 set. 1897.
- Canudos: diário de uma expedição. O Estado de S. Paulo, 11-13, 20, 21 e 25 out. 1897. 
- Distribuição dos vegetais no Estado de São Paulo. O Estado de S. Paulo, 4 mar. 1897. 
- Estudos de higiene: crítica ao livro do mesmo título do Doutor Torquato Tapajós. O Estado de S. Paulo, 4, 9 e 14 maio 1897. 
- O Argentaurum. O Estado de S. Paulo, 2 jul. 1897. 
- O batalhão de São Paulo. O Estado de S. Paulo, 26 out. 1897. 

1898 
- O "Brasil mental". O Estado de S. Paulo, 10-12 jul. 1898. 
- Excerto de um livro inédito. O Estado de S. Paulo, 19 jan. 1898. 
- Fronteira sul do Amazonas. O Estado de S. Paulo, 14 nov. 1898. 

1899 
- A guerra no sertão [fragmento]. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, 19 (92/93): 270-281, ago./set. 1899. 

1900 
- As secas do Norte. O Estado de S. Paulo, 29, 30 out. 1900 e 1o. nov. 1900. 
- O IV Centenário do Brasil. O Rio Pardo, São José do Rio Pardo, 6 maio 1900. 

1901 
- O Brasil no século XIX. O Estado de S. Paulo, 31 jan. 1901. 

1902 
- Os Sertões: campanha de Canudos. Rio de Janeiro: Laemmert, 1902. vii + 632 p. il. 
- Ao longo de uma estrada. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 jan. 1902. 
- Olhemos para os sertões. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 e 19 mar. 1902 

1903 
- Os Sertões: campanha de Canudos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Laemmert, 1903. vii + 618 p. il.
- Viajando… O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8 set. 1903. 
- À margem de um livro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 6 e 7 nov. 1903. 
- Os batedores da Inconfidência. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 21 abr. 1903. 
- Posse no Instituto Histórico. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, 66 (2): 288-93, 1903. 

1904 
- A arcádia da Alemanha. O Estado de S. Paulo, 6 ago. 1904. 
- Civilização. O Estado de S. Paulo, 10 jul. 1904. 
- Conflito inevitável. O Estado de S. Paulo, 14 maio 1904. 
- Contra os caucheiros. O Estado de S. Paulo, 22 maio 1904. 
- Entre as ruínas. O Paiz, Rio de Janeiro, 15 ago. 1904. 
- Entre o Madeira e o Javari. O Estado de S. Paulo, 29 maio 1904. 
- Heróis e bandidos. O Paiz, Rio de Janeiro, 11, jun. 1904. 
- O marechal de ferro. O Estado de S. Paulo, 29 jun. 1904. 
- Um velho problema. O Estado de S. Paulo, 1o. maio 1904. 
- Uma comédia histórica. O Estado de S. Paulo, 25 jun. 1904. 
- Vida das estátuas. O Paiz, Rio de Janeiro, 21 jul. 1904. 

1905 
- Os Sertões: campanha de Canudos. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Laemmert, 1905, vii + 618 p. il. 
- Rio abandonado: o Purus. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, 68 (2): 337-89, 1905. 
- Os trabalhos da Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Purus [Entrevista]. Jornal do Commercio, Manaus, 29 out. 1905. 

1906 
- Relatório da Comissão Mista Brasileiro-Peruana de Reconhecimento do Alto Purus: 1904-1905. notas do comissariado brasileiro. Rio de Janeiro: Ministério das Relações Exteriores, 1906. 76 p. mapas. 
- Da Independência à República. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 69 (2): 7-71, 1906. 
- Os nossos "autógrafos". Renascença, Rio de Janeiro, 3 (34): 276, dez. 1906. 

1907 
- Contrastes e confrontos. Pref. José Pereira de Sampaio (Bruno). Porto: Empresa Literária e Tpográfica, 1907. 257 p. 
- Contrastes e confrontos. 2. ed. ampliada. Estudo de Araripe Júnior. Porto: Empresa Literária e Tipográfica, 1907. 384 p. il. 
- Peru 'versus' Bolívia. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, 1907. 201 p. il. 
- Castro Alves e seu tempo. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 3 dez. 1907. 
- Entre os seringais. Kosmos, Rio de Janeiro, 3 (1), jan. 1906. 
- O valor de um símbolo. O Estado de S. Paulo, 23 dez. 1907. 

1908 
- La cuestión de limites entre Bolívia y el Peru. trad. Eliosoro Vilazón. Buenos Aires: Cia Sud-Americana de Billetes de Banco, 1908. 
- Martín Garcia. Buenos Aires: Cori Hermanos, 1908. 113 p. 
- Numa volta do passado. Kosmos, Rio de Janeiro, 5 (10), out. 1908. 
- Parecer acerca dos trabalhos do Sr. Fernando A. Gorette. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, 71 (2): 540-543, 1908. 
- A última visita. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 30 set. e 1o. out. 1908. 

1909 
- Amazônia. Revista Americana, Rio de Janeiro, 1 (2): 178-188, nov. 1909. 
- A verdade e o erro: prova escrita do concurso de lógica do Ginásio Nacional [17 maio 1909]. 
- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 2 jun. 1909. 
- Um atlas do Brasil: último trabalho do Dr. Euclides da Cunha. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 29 ago. 1909. 

Obras póstumas 
- À margem da história. Porto: Chardron, Lello, 1909. 390 p. il. 1975 
- Caderneta de campo. Introd., notas e coment. por Olímpio de Souza Andrade. São Paulo, Cultrix; Brasília, INL, 1975. xxxii, 197 p. il. 
- Canudos: diário de uma expedição. Introd. de Gilberto Freyre. Rio de Janeiro: José Olympio, 1939. xxv, 186 p. il. Ondas. 
- Coleção de poesias escritas por Euclides da Cunha em 1883, publicadas em 1966, na "Obra Completa de Euclides da Cunha", pela Editora Aguilar, e em volume autônomo em 2005, pela Editora Martin Claret, com prefácio de Márcio José Lauria.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Khalil Gibran


Gibran Khalil Gibran, também conhecido como Khalil Gibran, nascido em Bsharri - Líbano aos 6 de janeiro de 1883 e falecido em Nova Iorque - EUA aos 10 de abril de 1931, foi um ensaísta, filósofo liberal, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa. Seus livros e escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe. Seu nome completo, transliterado para línguas ocidentais (de base alfabética predominantemente neo-latina), é Gibran Khalil Gibran, assim assinando em árabe. No colégio dos Estados Unidos, onde viveu e trabalhou a maior parte de sua vida, um erro de registro reduziu o seu nome para Khalil Gibran. Em sua relativamente curta, porém prolífica existência (viveu apenas 48 anos), Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental. Sua obra, acentuadamente romântica e influenciada por fontes de aparente contraste como a Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e místicas do autor. Sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, originalmente publicado em inglês e traduzido para cerca de vinte idiomas. Outro livro de destaque é o Asas Partidas, em que o autor fala de sua primeira história de amor. Gibran Khalil Gibran faleceu em 10 de abril de 1931 (Nova Iorque, Estados Unidos), causa mortis dita ser cirrose e tuberculose.

Gibran Kahlil Gibran era filho de Khalil ben Gibran, fazendeiro, e de Kamilah Rahmeh, filha do pároco do povoado de Bsherri, onde nasceu. Os pais de Gibran eram maronitas – cristãos de uma seita oriental que, embora devendo obediência ao Papa, difere da Igreja Romana, pela liturgia síria e pelo não celibato do clero. Aos sete anos de idade, Gibran gostava de isolar-se na gruta do Mosteiro de Mar Sarkis, mais tarde transformado em seu museu, para dedicar-se aos desenhos a fusain, ou à lápis. Seu pai, homem enérgico e de pouca instrução, o surrava por isso. Em 1894, quando Gibran completava 11 anos, sua mãe, decidida a tentar uma vida melhor para os filhos, mudou-se para Nova York. Na ocasião, o pai de Gibran cumpria prisão por acusação de fraude no recolhimento de impostos. Três anos depois, foi condenado e teve os bens da família confiscados. De Nova York, com a mãe e seus três irmãos, Gibran foi para Boston e fixou residência em uma comunidade libanesa, próximo a um bairro chinês. Pouco tempo depois, aos 15 anos de idade, voltou para o Líbano e ingressou na escola Al-Hikmat, em Beirute, instituição dirigida pelo clero maronita. Na ocasião, Gibran dedicou-se aos idiomas árabe e francês. Gibran decide ficar com o pai em Bsherri, durante o verão de 1899. No outono, ao retornar para Boston, onde sua mãe e suas duas irmãs trabalhavam como costureiras, e seu irmão como empregado em uma loja, Gibran não retomou a escola, nem procurou emprego, decidiu concentrar-se na pintura e na literatura. Em abril de 1902, uma das irmãs de Gibran, Sultana, morreu vítima de tuberculose. Do mesmo modo, perdeu o irmão, Pedro, em março de 1903. Três meses depois, a mãe de Gibran morreu de câncer. Gibran e sua irmã, Mariana, continuam morando em Bostonː ela, sustentando a ambos com a costura; ele, permaneceu escrevendo, desenhando e pintando. Um ano depois, aos 21 anos, Gibran possuía quadros suficientes para realizar uma exposição e, para tanto, contou com a ajuda de um fotógrafo conhecido em Boston, Fred Holland Day, amigo de Mary Haskell. 

Obras escritas em árabe:
- Música (al-Musiqah) - 1905
- Ninfas do Vale (Ara'is al-Muruj) - 1906
- Asas Quebradas (al.Ajnib al-Mutakassirah) - 1908
- Espíritos Rebeldes (al-Arwah al-Mutamarridah) - 1908
- Para Além da Imaginação (1910)
- Lágrimas e Risos (Dam a wa Ibtisamah) - 1914
- A Procissão (al Mawakib) - 1919
- A Tempestade (al-'Awasif) - 1920
- Em Direcção a Deus (Nawa Allah) - 1920
- Irão, Cidade de Imponentes Pilares (Iram Dhat al-Imad) - 1921
- Entre a Noite e a Manhã (al-Badayi' waal-Tara'if) - 1923

Obras originalmente escritas em inglês:
- O Louco (The Madman) - 1918
- Vinte Desenhos (Twenty Drawings) - 1919
- O Mensageiro (The Forerunner) - 1920
- O Profeta (The Prophet) - 1923
- Areia e Espuma (Sand and Foam) - 1926
- O Reino da Imaginação (Kingdom of the Imagination) - 1927
- Jesus, o Filho do Homem (Jesus, the Son of Man) - 1928
- Os Deuses da Terra (The Earth Gods) - 1931

Algumas obras póstumas:
- O Vagabundo (The Wanderer) - 1932
- O Jardim do Profeta (The Garden of the Prophet) - 1933
- O Discípulo de Lázaro (Lazarus and his Beloved) - 1933
- A Morte do Profeta (The Death of the Prophet) - 1933
- A Voz do Mestre (The Voice of the Master) - 1963
- Segredo do Coração (Secrets of the Heart) - 1947

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Khalil_Gibran

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

João Bosco


João Bosco de Freitas Mucci, nascido em 13 de julho de 1946 na cidade de Ponte Nova - MG, é um cantor, violonista e compositor brasileiro. Filho de pai libanês, João Bosco começou a tocar violão aos doze anos, incentivado por uma família repleta de músicos. Alguns anos depois, iniciou na Escola de Minas em Ouro Preto cursando Engenharia Civil. Apesar de não deixar de lado os estudos, dedicava-se sobremaneira à carreira musical, influenciado principalmente por gêneros como jazz e bossa nova e pelo tropicalismo. Foi em Ouro Preto, em 1967, na casa do pintor Carlos Scliar, que conheceu Vinícius de Moraes, com o qual compôs as seguintes canções: Rosa-dos-ventos, Samba do Pouso e O mergulhador - dentre outras. Em 1970 conheceu aquele que viria a ser o mais frequente parceiro, com quem compôs mais de uma centena de canções: Aldir Blanc, O mestre sala dos mares, O bêbado e a equilibrista, Bala com bala, Kid cavaquinho, Caça à raposa, Falso brilhante, O rancho da goiabada, De frente pro crime, Fantasia, Bodas de prata, Latin Lover, O ronco da cuíca, Corsário, dentre muitas outras. A primeira gravação saiu no disco de bolso do jornal O Pasquim: Agnus Sei (1972). No ano seguinte, selou contrato com a gravadora RCA, lançando o primeiro disco, que levava apenas seu nome. Em 1972 conheceu Elis Regina, que gravou uma parceria sua com Blanc: Bala com Bala; a carreira deslanchou quando da interpretação da cantora para o bolero Dois pra lá, dois pra cá. 

Discografia

RCA / Sony Music 
1973 - João Bosco 
1975 - Caça à raposa 
1976 - Galos de briga 
1977 - Tiro de misericórdia 
1979 - Linha de passe 
1980 - Bandalhismo 
1981 - Essa é a sua vida 

Ariola 
1982 - Comissão de Frente 
1983 - Centésima apresentação - ao vivo 

Barclay 
1984 - Gagabirô 
1986 - Cabeça de nego 

CBS/ Sony Music 
1987 - Ai ai ai de mim 
1989 - Bosco 
1991 - Zona de fronteira 
1992 - Acústico MTV - ao vivo 
1994 - Na onda que balança 
1995 - Dá licença meu senhor 
1997 - As mil e uma aldeias 
1998 - Benguelê (trilha sonora do Grupo Corpo) 
2000 - Na esquina 
2001 - Na esquina - ao vivo (CD duplo) 
2003 - Malabaristas do sinal vermelho Universal Music 
2006 - Obrigado, gente! - ao vivo (CD e DVD) 
2008 - Senhoras do Amazonas - João Bosco & NDR BIG BAND (CD) 
2009 - Não vou pro céu, mas já não vivo no chão (CD) 
2012 - 40 Anos Depois (CD e DVD)

sábado, 26 de julho de 2014

Sem data de publicação, novo livro de Ariano reforça estilo do escritor


"É Ariano no seu melhor estilo". Assim a editora Maria Amélia de Mello, responsável por revisar e publicar as obras de Ariano Suassuna desde 2002, define o livro póstumo do escritor, “O Jumento Sedutor”. Suassuna deixou a obra pronta, entretanto faltou juntar as ilustrações feitas à mão com as partes do texto, segundo Alexandre Nóbrega, genro e braço direito do autor na finalização do trabalho. Após 30 anos de produção, ainda não se sabe quando a publicação será lançada. A ideia de Ariano era publicá-la ainda este ano, conforme divulgou a editora José Olympio. Perfeccionista, o dramaturgo tinha seu próprio tempo: lia, relia, mudava palavras, redesenhava as ilustrações. Em 2006, o autor já afirmava que a obra, que começou a ser produzida nos anos 1980, estava pronta, como informou a própria assessoria de imprensa de Suassuna. “A obra estava concluída, mas ele continuava mexendo em algumas coisas. Ele pediu para a gente parar, em junho, para ele dar uma lida, mexer um pouquinho ali, como sempre fazia. Isso não é exclusivo, é comum acontecer entre os escritores. Cada um tem seu tempo, e o dele era esse. Ainda mais que ele convivia tantos anos com esse livro; o envolvimento emocional com o projeto era visceral. E, como ele dizia, esse processo de criação era melhor parte. Ele criava a mão, recortava, desenhava, colava. Era algo muito complexo. Mas a gente já havia definido o papel, o formato”, informou Maria Amélia, da editora José Olympio. Pouco se tem informações sobre o enredo de “O Jumento Sedutor”, que só deve ser revelado de fato quando for publicado. O que se sabe é que envolve teatro, poesia, romance, em um formato não convencional. O número de páginas também é desconhecido, porque precisa de uma diagramação e edição delicadas. “A ideia de Ariano era lançar ainda este ano, mas só se me entregasse em tempo hábil. Se ele demorasse mais, não teria como fazer para esse ano, porque não teríamos recursos disponíveis. Talvez a gente conseguisse para esse ano, ou começo de 2015. Mas a edição não é fácil, porque é uma obra muito complexa. Não consigo nem determinar a quantidade de páginas, mas é um livro grande, complexo”, comentou Amélia. O livro também conta com um número muito grande de personagens e uma série de histórias e ações. De acordo com Alexandre Nóbrega, ainda falta unir as ilustrações aos textos do artista. Como Ariano não usava computador, o trabalho manual exigia muito tempo e dedicação. “Ele cortava parte de textos, as ilustrações e tinha que unir uma coisa na outra. A gente não juntou esse material”, disse. Devido à recente partida do escritor, ainda não se sabe com irá acontecer os trabalhos para dar andamento à obra daqui para frente. Como pretendia lançar o livro antes do fim de 2014, Suassuna já tinha pedido para a editora Maria Amélia para fazer uma agenda de lançamento. A ideia era visitar diversas capitais do Brasil, apesar do medo de avião e da idade avançada do escritor. Agora, o público deve ainda esperar um tempo ainda não estimado para poder ter mais uma obra de Ariano em mãos.