quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mário Lago



Mário Lago, nascido aos 26 de novembro de 1911 no Rio de Janeiro-RJ e falecido aos 30 de maio de 2002, também na cidade do Rio de Janeiro-RJ, foi advogado, poeta, radialista, letrista e ator brasileiro.

Filho do maestro Antônio Lago e de Maria Vicencia Croccia Lago e neto do anarquista e flautista italiano Giuseppe Croccia, formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, em 1933, tendo nesta época se tornado marxista. A opção pelas idéias comunistas fizeram com que fosse preso em sete ocasiões, 1932, 1941, 1946, 1949, 1952, 1964 e 1969.

Foi casado com Zeli, filha de militante comunista que conhecera numa manifestação política, até a morte dela em 1997. O casal teve cinco filhos: Antônio Henrique, Graça Maria, Mário Lago Filho, Luiz Carlos (em homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes) e Vanda.

Carreira artística:

Começou pela poesia, e teve seu primeiro poema publicado aos 15 anos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na década de 30, na então Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, onde iniciou sua militância política no Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, então fortemente influenciado pelo Partido Comunista Brasileiro. Durante a década de 1930, a então principal Faculdade de Direito da capital da República era um celeiro de arte aliada à política, onde estudaram Lago e seus contemporâneos Carlos Lacerda, Jorge Amado, Lamartine Babo entre outros.

Depois de formado, já como advogado, envolveu-se com o teatro de revista, escrevendo, compondo e atuando. Sua estréia como letrista de música popular foi com "Menina, eu sei de uma coisa", parceria com Custódio Mesquita, gravada em 1935 por Mário Reis. Três anos depois, Orlando Silva realizou a famosa gravação de "Nada além", da mesma dupla de autores.

Suas composições mais famosas são "Ai que saudades da Amélia", "Atire a primeira pedra", ambas em parceria com Ataulfo Alves; "É tão gostoso, seu moço", com Chocolate, "Número um", com Benedito Lacerda, o samba "Fracasso" e a marcha carnavalesca "Aurora", em parceria com Roberto Roberti, que ficou consagrada na interpretação de Carmen Miranda.
Em "Amélia", a descrição daquela mulher idealizada, ficou tão popular que "Amélia" tornou-se sinônimo de mulher submissa, resignada e dedicada aos trabalhos domésticos.

Na Rádio Nacional, Lago foi ator e roteirista, escrevendo a radionovela "Presídio de Mulheres". Mas o grande público só ficou o conhecendo pela televisão, quando passou a atuar em novelas da Rede Globo como "O Casarão", "Nina", "Brilhante", "Elas por Elas" e "Barriga de Aluguel", entre outras. Também atuou em peças de teatro e filmes, como "Terra em Transe", de Glauber Rocha.

Autor dos livros "Na Rolança do Tempo" (1976), "Bagaço de Beira-Estrada" (1977) e "Meia Porção de Sarapatel" (1986), foi biografado em 1998 por Mônica Velloso na obra: "Mário Lago: boêmia e política". A escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz homenageou Lago no carnaval de 2001.

Em dezembro de 2001, ganhou uma homenagem especial por sua carreira durante a entrega do Trófeu Domingão do Faustão. No ano seguinte, essa homenagem pela carreira ganharia o nome de Troféu Mário Lago, se tornando anual e sendo entregue à grandes nomes da teledramaturgia.
Em janeiro de 2002, o presidente da Câmara, Aécio Neves, foi à sua residência no Rio para lhe entregar, solenemente, a Ordem do Mérito Parlamentar. Na sua última entrevista ao Jornal do Brasil, Mário revelou que estava escrevendo sua própria biografia. Estava certo de que chegaria aos 100 anos, dizia Mário, "Fiz um acordo com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele".
Morreu no dia 30 de maio de 2002, aos noventa anos de idade, em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de enfisema pulmonar. (Fonte: Sua carreira na teledramaturgia e no cinema é parte de sua biografia completa na enciclopédia Wikipédia)

quarta-feira, 11 de março de 2009

Janete Clair



Jenete Stocco Dias Gomes, nascida aos 25 de abril de 1925 na cidade de Conquista-MG e falecida aos 16 de novembro de 1983 no Rio de Janeiro-RJ, foi uma escritora brasileira, autora de folhetins para rádio e televisão.

Sua carreira teve início em 1943 como radioatriz, na Rádio Tupi. Adotou o sobrenome artístico Clair em homenagem ao compositor francês Debussy e a obra Clair de Lune. Nos anos 1950, incentivada pelo marido, o também dramaturgo Dias Gomes, passou a escrever radionovela e teve grande sucesso com Perdão, Meu Filho (Rádio Nacional, 1956). Com Dias, Janete teve quatro filhos: Guilherme, Alfredo, Denise e Marcos Plínio, falecido ainda criança com dois anos e meio.

Na década de 1960 iniciou a produção para a televisão, com as telenovelas O Acusador e Paixão Proibida, ambas pela TV Tupi. Em 1967, recebeu a incumbência de alterar a trama da telenovela Anastácia, a Mulher Sem Destino, da Rede Globo, para reduzir drasticamente as despesas de produção. Ela, então, inseriu na história um terremoto que matou a metade das personagens e destruiu a maior parte dos cenários (Em 1969, um incêndio na Rede Excelsior de São Paulo destruiu cenários e grande parte do acervo). Depois disso, ficou em definitivo na Rede Globo, onde escreveu algumas telenovelas como Sangue e Areia, Passo dos Ventos, Rosa Rebelde e Véu de Noiva.

Nos anos 1970 escreveu algumas das telenovelas de maior sucesso, como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) e Pecado Capital (1975), período este em que passou a ser chamada de "a maga das oito", por garantir grandes índices de audiência nas telenovelas exibidas neste horário. Em 1978, parou o Brasil com a telenovela O Astro, em torno do mistério de "quem matou Salomão Hayala?" , interpretado por Dionísio Azevedo. Janete Clair se tornou a maior autora popular da história do Brasil, a única a alcançar 100 pontos de audiência.

Ao morrer, vitimada por um câncer no intestino, escrevia a telenovela Eu Prometo, que deixou inacabada, sendo concluída pela colaboradora Glória Perez, que viria a tornar-se novelista, e pelo seu viúvo Dias Gomes.

Carreira no Rádio:

1944 - Teatrinho das Cinco Horas - Rádio Difusora de S. Paulo
1948 - Rumos Opostos - Rádio América de São Paulo
1950 - Pausa para Meditação - Rádio América de São Paulo
1952 - Ana Karenina - Rádio Clube do Rio de Janeiro
1956 à 1969 - Perdão Meu Filho, Alba Valéria, Amar Até Morrer, A Canção do Fugitivo, A Canção do Rio, O Canto do Cisne, Concerto de Outono, A Deusa do Rio, Ela se chamava Esperança, Uma Escada para o Céu, A Estrada do Pecado, Um Estranho na Terra de Ninguém, A Família Borges, A Imagem de Rosana, Inocente Pecadora, Uma Mulher contra o mundo Intreiro, A Mulher Marcada, Noite Sem Fim, A Noiva das Trevas, Nuvem de Fogo, O Orgulho de Mara, Pérolas de Fogo, Poema de um Homem Só, Rosa Malena, O Sorriso da Imagem de Pedra, Sublime Pecadora, A Sultana do Grande Lago, A Taça do Pecado, Vende-se um Véu de Noiva (todas na Rádio Nacional (RJ).)

Carreira na Televisão:

TV Tupi
1963 Vesperal Troll
1967 Paixão proibida
1966 Vesperal Troll
1964 O Acusador

TV Rio
1963 Nuvem de Fogo (baseada em radionovela da Rádio Nacional)
1966 O Porto dos Sete Destinos (segundo informações veiculadas no orkut)
1966 Show sem Limites (esquetes)
1969 Acorrentados

TV Itacolomi (Belo Horizonte)
1965 Estrada do Pecado

Rede Globo
Pecado Capital - 1998 (remake escrito por Glória Perez)
Irmãos Coragem - 1995 (remake escrito por Dias Gomes e Marcílio Moraes)
Direito de Amar - 1987 (radionovela A Noiva das Trevas, adaptada por Walter Negrão)
Selva de Pedra - 1986 (remake escrito por Eloy Araújo e Regina Braga)
Eu Prometo (terminada por Glória Perez) - 1983/1984
Sétimo Sentido - 1982
Jogo da Vida - 1981 (argumento desenvolvido por Sílvio de Abreu)
Coração Alado - 1980/1981
Pai Herói - 1979
Dancin' Days - 1978 (baseada no argumento de A Prisioneira)
O Astro - 1977/1978
Duas Vidas - 1976/1977
Caso Especial - 1975
Pecado Capital - 1975/1976
Bravo! - 1975/1976
Corrida do Ouro - 1974 (supervisão)
Fogo sobre Terra - 1974
O Semideus - 1973/1974
Meu Primeiro Baile - 1972 (Caso Especial)
Selva de Pedra - 1972/1973
O Homem que Deve Morrer - 1971/1972
Irmãos Coragem - 1970/1971
Véu de Noiva - 1969/1970
Rosa Rebelde - 1969
Passo dos Ventos - 1968/1969
Sangue e Areia - 1967/1968
Anastácia, a Mulher sem Destino (inicialmente escrita por Emiliano Queiroz) - 1967

sábado, 7 de março de 2009

Ataulfo Alves



Ataulfo Alves de Souza, nascido aos 2 de maio de 1909 em Miraí-MG e falecido aos 20 de abril de 1969 no Rio de Janeiro-RJ, foi um compositor e cantor de samba brasileiro, e um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata, chamado "Capitão" Severino.

Aos oito anos de idade, já escrevia versos. Foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, menino de recados, engraxate, marceneiro e lavrador, ao mesmo tempo que frequentava a escola. Aos dez anos, perde o pai e sua mãe vai morar com os filhos no centro de Miraí.

Aos dezoito anos, fixou residência no Rio de Janeiro acompanhando um médico para o qual trabalhava dia e noite como ajudante de farmácia. Aos dezenove anos tocava violão, cavaquinho e bandolim. Casou-se com Judite com quem teve cinco filhos.

Aos vinte começou a compor e tornou-se diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelo pessoal do bairro.

Em 1933, Almirante gravou o samba Sexta-feira, sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmem Miranda, gravou Tempo Perdido, garantindo sua entrada no mundo artístico.

Sua musicografia ultrapassa 32o canções, sendo uma das maiores da MPB, tendo como intérpretes importantes que fizeram versões de suas músicas, Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4.

Faleceu em decorrência do agravamento de uma Úlcera, após intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 60 anos de idade. (Fonte: Wikipédia)

Maiores Sucessos:

Ai, que saudades da Amélia (com Mário Lago)
Atire a primeira pedra (com Mário Lago)
Bom crioulo
Errei, erramos (com Artur Vargas Jr)
Errei, sim
Faz como eu
Gente bem também samba
Jubileu
Laranja madura
Leva meu samba
Meus tempos de criança
Marcha pró-oriente
Mulata assanhada
Na cadência do samba (com Paulo Gesta)
Nem que chova canivete
O bonde de São Januário (com Wilson Batista)
O homem e o cão
Oh! Seu Oscar (com Wilson Batista)
Pois é
Requebro da mulata
Sei que é covardia (com Claudionor Cruz)
Vai, mas vai mesmo
Vida da minha vida
Vassalo do samba

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Henriqueta Lisboa



Henriqueta Lisboa, escritora brasileira, nascida aos 15 de julho de 1901 em Lambari - MG e falecida aos 9 de outubro de 1985 em Belo Horizonte - MG. Filha de Maria Rita Vilhena Lisboa e do Conselheiro João de Almeida Lisboa. Diplomou-se normalista pelo Colégio Sion de Campanha. Transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro em 1926, onde seu pai ocupou o cargo de Deputado Federal.
Sua trajetória poética teve início em 1925, com a publicação do livro de poemas, Fogo Fátuo, de forte tendência simbolista, traço significativo de sua obra que se estenderá até a década de 1940. Em 1931, com o livro Enternecimento, recebeu o prêmio de poesia Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras.
Em 1935 mudou-se para Belo Horizonte, onde se notabilizou como poetisa, tradutora e ensaísta. Considerada pela crítica especializada da época como uma das grandes expressões da lírica moderna, Henriqueta Lisboa teve, a partir de 1940 até 1945, o acompanhamento profissional de Mario de Andrade, grande leitor de seu texto e conselheiro para lições de poesia. A vasta correspondência mantida entre os dois escritores demonstra o grau de cumplicidade aí instaurado, em que ela se revelava, ao mesmo tempo, a interlocutora e a amiga na discussão de temas pessoais e literários.
Sua produção intelectual se caracterizou pelo exercício da tradução, da publicação de ensaios literários, da organização de antologias e da participação em obras coletivas. Exerceu ainda várias atividades profissionais, como a de Inspetora Federal de Ensino Secundário; a de Professora de Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira da Universidade Católica de Minas Gerais; a de Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e a de Professora de Literatura Geral da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Em 1963 é eleita a primeira mulher da Academia Mineira de Letras, conquista profissional seguida da outorga de vários títulos honoríficos. (Fonte: http://www.letras.ufmg.br/henriquetalisboa/ )