sábado, 28 de fevereiro de 2009

Henriqueta Lisboa



Henriqueta Lisboa, escritora brasileira, nascida aos 15 de julho de 1901 em Lambari - MG e falecida aos 9 de outubro de 1985 em Belo Horizonte - MG. Filha de Maria Rita Vilhena Lisboa e do Conselheiro João de Almeida Lisboa. Diplomou-se normalista pelo Colégio Sion de Campanha. Transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro em 1926, onde seu pai ocupou o cargo de Deputado Federal.
Sua trajetória poética teve início em 1925, com a publicação do livro de poemas, Fogo Fátuo, de forte tendência simbolista, traço significativo de sua obra que se estenderá até a década de 1940. Em 1931, com o livro Enternecimento, recebeu o prêmio de poesia Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras.
Em 1935 mudou-se para Belo Horizonte, onde se notabilizou como poetisa, tradutora e ensaísta. Considerada pela crítica especializada da época como uma das grandes expressões da lírica moderna, Henriqueta Lisboa teve, a partir de 1940 até 1945, o acompanhamento profissional de Mario de Andrade, grande leitor de seu texto e conselheiro para lições de poesia. A vasta correspondência mantida entre os dois escritores demonstra o grau de cumplicidade aí instaurado, em que ela se revelava, ao mesmo tempo, a interlocutora e a amiga na discussão de temas pessoais e literários.
Sua produção intelectual se caracterizou pelo exercício da tradução, da publicação de ensaios literários, da organização de antologias e da participação em obras coletivas. Exerceu ainda várias atividades profissionais, como a de Inspetora Federal de Ensino Secundário; a de Professora de Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira da Universidade Católica de Minas Gerais; a de Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e a de Professora de Literatura Geral da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Em 1963 é eleita a primeira mulher da Academia Mineira de Letras, conquista profissional seguida da outorga de vários títulos honoríficos. (Fonte: http://www.letras.ufmg.br/henriquetalisboa/ )

Um comentário:

Léa Lucia Viana (Léa Lu) disse...

BOA NOITE AMIGO1
MEU NOME É LÉA LU
ESTOU PESQUISANDO A INTERNET, EM BUSCA DE UMA BIOGRAFIA DE HENRIQUETA LISBOA, ACHEI AQUI EM SEU BLOG.
VOU TOMAR POSSE NA ALB, ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL EM 23 DE AGOSTO DE 2011 E TENHO A HENRIQUETA POR PATRONA.
VISITE A MINHA REDE CULTURAL ECONHEÇA O MEU PROJETO http://institutovaebrasil.ning.com