quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer - Sua poesia era visual...


Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, nascido aos 15 de dezembro de 1907 na cidade do Rio de Janeiro - RJ e falecido aos 5 de dezembro de 2012, também naquela cidade. Foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna, pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por este motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, embora possua um grande corpo de trabalho desde sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934. 

Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos, apesar de ser um ateu convicto. 

Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio." Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Anna Maria faleceu no dia 6 de junho de 2012, aos 82 anos. 

Viúvo desde 2004, casou em novembro de 2006 com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. Até 23 de setembro de 2009, quando foi internado, passando em seguida por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon, o arquiteto costumava ir todos os dias ao seu escritório em Copacabana, onde trabalhava no projeto Caminho Niemeyer, em Niterói, um conjunto de nove prédios de sua autoria. Até outubro de 2009, Niemeyer permaneceu internado no mesmo hospital, no Rio de Janeiro. Em 25 de abril de 2010, foi novamente internado, apresentando um quadro de infecção urinária. O arquiteto deveria participar do lançamento da edição especial da revista "Nosso Caminho", no dia 27 de abril, em homenagem aos 50 anos de Brasília. A festa foi cancelada. 

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu no Rio de Janeiro, aos 104 anos, às 21h55 do dia 5 de dezembro de 2012, em decorrência de uma infecção respiratória. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul da cidade. "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." Oscar Niemeyer

Suas obras literárias:
- Quase memórias: viagens, tempos de entusiasmo e revolta - 1968
- Minha experiência em Brasília, 1961, editado posteriormente na França, Cuba e Rússia
- A forma na arquitetura - 1980
- Rio: de Província a Metrópole - 1980
- Como se faz arquitetura - 1986
- Trecho de Nuvens - 1989
- Conversa de arquiteto - 1994
- As curvas do tempo - Memórias - 1998
- Meu sósia e eu - 1999
- As curvas do tempo - 2000
- Minha arquitetura Editora Revan, Rio de Janeiro, 2000
- Conversa de amigos - Correspondência entre Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind, com José Carlos Sussekind, 2002
- Minha arquitetura - 1937-2004, Editora Revan, Rio de Janeiro, 2004
- Sem rodeios - 2006, contos. Editora Revan, Rio de Janeiro, 2006

Fonte e biografia completa em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

Nenhum comentário: